sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Inibição do Sistema Renina-Angiotensina ajuda a prevenir a hipertensão refratária.

A troca terapêutica para o tratamento combinado com o bloqueador do receptor de angiotensina telmisartan e baixas doses de hidroclorotiazida parece ser eficaz em pacientes cuja pressão arterial (PA) não é adequadamente tratada com o bloqueador do canal de cálcio amlodipina, de acordo com pesquisadores japoneses.
Na edição do Hypertension Research, Dr. Katsuyuki Ando e colaboradores, da Escola de Graduação de Medicina da Universidade de Tóquio, reportaram os resultados de seu ensaio randomizado envolvendo 75 pacientes.
Apesar do tratamento com 5 mg por dia de amlodipina por, pelo menos, três meses, todos apresentavam PA acima de 140x90 mm Hg. Eles foram aleatoriamente distribuídos para receber 40 a 80 mg de telmisartan mais 12,5 mg de hidroclorotiazida por dia ou para continuar o tratamento com 5,0 a 7,5 mg diários de amlodipina.
Após 12 semanas, a PA sistólica estavam significativamente menor no grupo da combinação terapêutica. Além disso, os valores pressóricos foram menores que 140x90 mm Hg em 67,6% do referido grupo, mas em apenas 30,3% dos controles. Entre os pacientes que tinham diabetes, nenhum dos tratados com amlodipina atingiu uma PA menor do que 130x80 mm Hg, em comparação com 25% dos diabéticos no grupo dos medicamentos combinados.
Segundo declaração do Dr. Ando ao Reuters Health, “nosso resultado demonstrando que a combinação de um inibidor do sistema renina-angiotensina com um diurético tiazídico em baixas doses reduziu eficazmente a pressão arterial em pacientes hipertensos que não haviam obtido sucesso terapêutico com um bloqueador do canal de cálcio sugere uma nova estratégia de tratamento para hipertensão”.

Nenhum comentário: